.: Home
.: Comprar
.: Contato
.: Google Friend

.: Links
.: Quem Somos
.: Rastreamento

.: Receitas
.: Saiba Mais
.: Estado Antiburguês
.: Jesus Cristo
.: Multilínguas Express

 

     Receita de Pão Sírio/Árabe Caipira:

Lanche Pão Sírio

     INGREDIENTES:

     - 500g de farinha de trigo
     - 11g fermento seco ou 50 g de fermento biológico
     - 02 ovos - opcional
     - 01 colher, sopa, de açúcar
     - ½ colher de sopa de sal
     - 01 xícara pequena de azeite ou óleo
     - leite e água morna o suficiente para o ponto da massa

     PREPARO:

     Em um copo d’água morna dilua o fermento biológico.
     Misture os ingredientes.
     Sove a massa até que ela fique lisa e não grude mais.
     Faça 20 bolinhas e cubra-as para que cresçam. Unte as bolinhas com óleo ou azeite para que elas não ressequem.

     Após 30 minutos ou dobrarem de tamanho, estique com o rolo uma bolinha de cada vez até que a massa fique bem fina. Com a almofada pegue a massa e estique-a na almofada sem pressa: O ideal é a massa ficar maior que a almofada. A seguir, coloque a massa na forma quente e retire a almofada.

     Vire o pão várias vezes cuidando para não queimá-lo.

     Se usar fermento seco, misture-o sozinho na farinha. Somente depois acrescente os outros ingredientes.

     Use a forma sobre a grelha do fogão e fogo baixo depois dela aquecida. Rapidamente, você domina a arte de fabricar o pão sírio e passa a tirar um pão bonito e apresentável. Deixe as beiras do pão tão fina quanto o restante da massa para que o pão não encolha na forma e saia com um bom diâmetro.

     Dicas:

     Para esticar a massa, use uma superfície bem lisa. Unte a superfície com óleo ou azeite durante o esticamento de todas as bolinhas.

     Sempre acontece de ficar colado na forma (tannour) massa assada, quando isso acontecer raspe o local com uma faca para colocar outra massa para assar.

     Conforme você vai assando os pães, coloque-os, abertos, um em cima do outro formando uma pilha. Depois, dobre cada pão e faça novamente outra pilha e a enrole com um pano e coloque tudo num recipiente fechado.

     A almofada é um instrumento usado para manter a massa esticada até que ela seja colocada na forma.

     Outra maneira é rodar a massa nas mãos, como fazem os pizzaiolos, até que ela fique esticada o suficiente. Use o rolo para iniciar o processo de esticamento, depois termine com as mãos. É mais prático, cansa pouco e bem mais rápido esticar a massa usando as mãos principalmente se sua intenção é comercializar pão sírio, lanches e wraps. Tente aprender a rodar a massa nas mãos, pois esticá-la usando o rolo é um processo cansativo e demorado.

     Para tirar pães bem maiores e bem fininhos use as mãos ao invés da almofada depois de dominar a fabricação dos pães, pois com as mãos os pães saem bem maiores e mais fininhos, do tamanho da forma: dobre a receita e divida em 20 bolinhas, estique em uma superfície lisa, não precisa esticar muito, tente terminar de esticar o pão usando as mãos e punhos.